O Manifesto Hacker

Publicado em 1986 sob o título “The Conscience of a Hacker”, o texto que ficou conhecido como O Manifesto Hacker, é uma abordagem do início do movimento, que retrata o espírito da época.

A importância desse texto para o desenvolvimento da cultura e da ética hacker, pode ser melhor explicada pela própria comunidade hacker. Segue o trecho adaptado do site Anonymousbr4sil:

Ele foi escrito após a detenção do autor, e publicado pela primeira vez no ezine Phrack. É considerada uma pedra angular da cultura hacker, e dá alguns esclarecimentos sobre a psicologia de início dos hackers. É dito que isso moldou a opinião da comunidade hacker sobre si mesma e sua motivação. O Manifesto afirma que os “hackers” optam por hackear, porque é uma maneira pela qual eles aprendem, e porque muitas vezes são frustrados e entediados pelas limitações das normas da sociedade. Também expressa o Satori de um hacker percebendo seu potencial no domínio dos computadores.

O Manifesto age como um guia para hackers do mundo, especialmente os novos no campo. Ele serve como um fundamento ético à pirataria, e afirma que há um ponto que a pirataria substitui desejos egoístas para explorar ou prejudicar outras pessoas, e que a tecnologia deve ser usada para expandir nossos horizontes e tentar manter o mundo livre.

O autor do manifesto, Loyd Blankenship, escreveu o texto sob o pseudônimo The Mentor. Mais tarde, Loyd seria chamado para escrever o RPG Gurps Cyberpunk.

Segue o texto em uma tradução livre:

Mais um foi pego hoje, está em todos os jornais. “Adolescente preso por crime de computador”. “Hacker é preso após falsificação bancária”…

Malditos garotos. Eles são todos parecidos.

Mas você, em sua psicologia barata e um cérebro tecnológico de 1950, nunca viu por trás dos olhos de um hacker? Você já se perguntou o que o marcou, o que o forçou, o que pode tê-lo moldado?

Eu sou um hacker, entre no meu mundo…

O meu é um mundo que começa com a escola… Eu sou mais esperto do que a maioria das outras crianças, essa porcaria que eles nos ensinam me entedia…

Maldito estudante abaixo da média. Eles são todos parecidos.

Eu estou no ensino fundamental ou no ensino médio. Eu ouvi os professores explicarem pela décima quinta vez como reduzir uma fração. Eu entendi. “Não, Sra. Smith, eu não mostrei o meu trabalho. Eu fiz na minha cabeça…”

Maldito garoto. Provavelmente copiou isto. Eles são todos parecidos.

Eu fiz uma descoberta hoje. Eu encontrei um computador. Espere um segundo, isto é legal. Ele faz o que eu quero. Se ele comete um erro, é porque eu estraguei tudo. Não é porque não gosta de mim… Ou se sente ameaçado por mim… Ou pensa que eu sou um espertinho… Ou não gosta de ensinar e não deveria estar aqui …

Maldito garoto. Tudo o que ele faz é jogar jogos. Eles são todos parecidos.

E então aconteceu… uma porta aberta para um mundo… correndo através da linha telefônica como heroína pelas veias de um viciado, um pulso eletrônico é enviado, um refúgio contra as incompetências do dia-a-dia é solicitado… uma placa é encontrada.

“Isto é tudo… isto é onde eu pertenço…” Eu conheço todo mundo aqui… mesmo que eu nunca tenha encontrado com eles, nunca falado com eles, e talvez possa nunca ouvi-los novamente… Eu conheço todos vocês…

Maldito garoto. Ocupando a linha telefônica novamente. Eles são todos parecidos…

Pode apostar que somos todos parecidos… temos sido alimentados com comida para bebê na escola enquanto tínhamos fome de bife… os pedaços de carne que você deixou escapar foram pré-mastigados e sem gosto. Nós fomos dominados por sádicos, ou ignorados pelo apático. Os poucos que tiveram algo a nos ensinar, encontraram alunos dispostos, mas esses poucos são como gotas de água no deserto.

Este é o nosso mundo agora… o mundo do elétron e do interruptor, a beleza da transmissão. Nós fazemos uso de um serviço que já existe sem pagar o que poderia ser baratíssimo, se não fosse administrado por gulosos aproveitadores e você nos chama de criminosos. Nós exploramos… e vocês nos chamam de criminosos.

Nós buscamos conhecimento… e vocês nos chamam de criminosos. Nós existimos sem cor de pele,
sem nacionalidade, sem preconceito religioso… e vocês nos chamam de criminosos. Você constrói bombas atômicas, você empreende guerras, você assassina, engana, e mente para nós e tentam nos fazer acreditar que é para o nosso próprio bem, contudo nós somos os criminosos.

Sim, eu sou um criminoso. Meu crime é o da curiosidade. Meu crime é o de julgar as pessoas pelo que elas dizem e pensam, não pelo o que aparentam. Meu crime é o de ser mais esperto que você, algo pelo qual você nunca vai me perdoar.

Eu sou um hacker e este é o meu manifesto. Você pode parar este indivíduo, mas você não pode parar todos nós… afinal, somos todos parecidos.

Texto original em inglês:

http://phrack.org/issues/7/3.html

5 comentários sobre “O Manifesto Hacker

  1. Pingback: Hackers | Cyber Cultura

  2. Pingback: H4CK3AND0 0 S1ST3M4 | NerdCosmics

  3. Pingback: Um Manifesto Cyberpunk | Cyber Cultura

Deixe um comentário!