Information Society

Fundada em 1982, a banda Information Society é um grande exemplo da fusão de gêneros musicais da década de 80. A influência da ficção especulativa já se faz notar pelo nome da banda, que remete ao clássico romance 1984, de George Orwell. Onde a abreviação IngSoc, foi levemente modificada pela banda e usada como InSoc. Além disso, propositadamente ou não, o termo “sociedade da informação” é capaz de descrever perfeitamente as mudanças ocorridas dos anos 80 em diante, que nos mergulharia na Era da Informação.

Os primeiros trabalhos da banda ganharam notoriedade rapidamente, a exemplo do single Repetition. Entretanto, só a partir do segundo álbum, Hack (1990), que a influência sobre temas comuns a ficção foram desenvolvidos. Trechos que remetem ao seriado Star Trek, podem ser encontrados entre as faixas. Mas o destaque vai para a música Mirrorshades, uma homenagem a personagem Molly Millions. Coincidentemente, a canção também leva o nome da antologia de contos cyberpunk, Mirrorshades, publicada em 1986.

Também foi somente a partir de Hack (1990), que passaram a fazer experimentalismos em suas composições, desviando um pouco da linha pop da época, percebíveis pelas melodias um pouco mais melancólicas ou obscuras em alguns trechos, intercalando o estilo techno entre seus refrões freestyle. Mas em duas faixas  em especial (Seek 200 e Hard Currency), a quebra de estilo chega a lembrar bandas de EBM/Industrial, como Front Line Assembly. Talvez por isso, o álbum acabou não superando seu antecessor em número de vendas.

No álbum seguinte,  Peace and Love, Inc. (1992), que foi produzido por Karl Bartos, membro da banda Kraftwerk, a Information Society realizou um som mais moderno, não deixando o freestyle completamente de lado, mantendo-se dançante. Temas urbanos, relativos a informática, cultura pop em geral,  comunicação e críticas sociais, deram uma cara nova a banda, que praticamente construiu sua fama sobre temas sentimentais. Há uma faixa extra apenas com tons de um modem, contendo uma mensagem encriptada do vocalista, Kurt Harland, sobre acontecimentos da passagem da banda pelo Brasil.

Em Don’t Be Afraid, de 1997, Kurt trabalhou sem os antigos membros da banda, dessa forma, conseguiu o que ele já havia tentado fazer nos últimos dois discos. O trabalho pode ser classificado como música Industrial. As letras abordam de maneira niilista a vida moderna, além de contemplar sentimentos de sofrimento, descontentamento e paranoia. Assim como no álbum anterior, um Easter Egg foi deixado na última faixa, porém dessa vez muito mais complicado. Após decriptar o sinal de modem, o usuário teria acesso a links que o levaria a diversos sites, para encontrar as 16 partes de um arquivo em .WAV com a faixa White Roses. Entretanto, isso já não é mais necessário.

Após um hiato de quase dez anos, a banda se reuniu novamente e lançaram trabalhos próximos ao do disco Peace and Love, Inc. (1992), porém, muito mais modernos e focados como um protesto a realidade política, econômica e social. Kurt foi o responsável em conseguir levar a banda para esse aspecto mais realista, fugindo do vazio que é a música pop e aproximando a Information Society de temas abordados no cyberpunk. Seu gesto de criar mensagens codificadas da maneira como fez, ajuda a fazer essa aproximação da música com a ficção científica, principalmente por ter feito isso em uma época que a Internet não tinha a magnitude que tem em nossas vidas hoje em dia. Por fim, vale dizer que a banda tem um grande público no Brasil, sendo trilha sonora de várias novelas na década de 90 e tendo se apresentado no Rock in Rio II.

Kurt Harland

Kurt Harland

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s