Projeto 2045

O Projeto 2045 é uma ambiciosa proposta de Dmitry Itskov, um russo multimilionário (ou bilionário, dependendo da fonte) responsável por essa iniciativa. A sua intenção em criar o projeto, é constituir avatares de aparência humana, com baixo custo de produção e, o principal, capazes de carregar o conteúdo de um cérebro humano em todos os detalhes da sua personalidade, assim, simulando a sua consciência em um corpo robótico.

Dessa maneira, seria possível a criação de uma cópia exata de uma pessoa. Por se tratar de um mecanismo robótico, seu tempo estimado de “vida” é indeterminado. Por esse motivo, o Projeto 2045 esta tocando a questão da imortalidade, o que lhe concedeu um grande destaque na mídia, além do entusiasmo dos transhumanistas.

Dmitry Itskov, idealista do Projeto 2045.

O projeto se divide em 4 partes que serão implementadas ao longo dos anos de 2015 a 2045:

  1. Avatar A (2015 – 2020)
  2. Avatar B (2020 – 2025)
  3. Avatar C (2030 – 2035)
  4. Avatar D (2035 – 2045)

Avatar A – Cópia robótica do corpo humano remotamente controlada por uma Interface Cérebro Computador (CBI), também capaz de enviar informações ao controlador de maneira que ele possa interpretar através dessa interface.

Avatar B – Um Avatar em que um cérebro humano é transplantado no final da vida. Este Avatar teria um sistema autônomo capaz de sustentar a vida de um cérebro ainda consciente, mantendo suas funções ativas, permitindo sua interação com o ambiente através da interface de controle desenvolvida no Avatar A.

Avatar C – Um Avatar com um cérebro artificial, cuja personalidade seria transplantada (descarregada) e simulada diretamente nele ao final da vida.

Avatar D – Avatar completamente digital. Não há corpo físico, uma vez que isso evitaria doenças biológicas. A representação desse tipo de Avatar se daria por hologramas.

2045 ainda está longe e o projeto depende do desenvolvimento de novas tecnologias para que as etapas possam ser implementadas. As etapas dos Avatares, são interessantes idéias de desenvolvimento relacionadas a cultura cyberpunk: corpos artificiais sendo produzidos em massa e a consciência se desprendendo do corpo físico. Para muitos, o projeto parece um enredo de livro de ficção científica. Mas ao contrário do que pensam, a Iniciativa 2045 é suportada por grandes representantes acadêmicos com formações nas mais diversas áreas. Além disso, conta com o apoio de líderes espirituais. Alguns importantes nomes acadêmicos por trás dessa iniciativa:

  • Dr. Hiroshi Ishiguro – diretor do Laboratório de Inteligência Robótica da Universidade de Osaka, Japão. Ishiguro se tornou famoso pela exposição de um robô de aparência idêntica a dele, um Actroide;
  • Ben Goertzel – PhD em matemática e grande grande pesquisador e desenvolvedor na área de inteligência artificial geral (AGI);
  • Dr. George Church – engenheiro molecular, geneticista e químico. Church é pioneiro na área de engenharia molecular e biologia sintética;
  • Auber – pesquisador do envelhecimento, diretor da fundação SENS e notável porta voz do transhumanismo.

Há muitos outros nomes importantes, entre eles: Ray Kurzweil (diretor de engenharia do Google), Dalai Lama (Tenzin Gyatso, monge lama budista tibetano), Dr. Martine Rothblatt (CEO da United Therapeutics)Sir Roger Penrose (teórico da consciência quântica), entre diversos outros que podem ser encontrados neste link:

http://gf2045.com/speakers/.

Botão da imortalidade.

Esses nomes por trás do projeto demonstram que grandes mentes estão unidas em prol de uma evolução consciente e de um futuro com incríveis possibilidades. São líderes, doutores, pesquisadores que estudaram e desenvolveram projetos suas vidas inteiras. Em contrapartida também temos a desinformação gerada pela aparição do projeto em grandes mídias, por exemplo:

https://apocalipsetotal.wordpress.com/2012/04/22/as-aberracoes-do-projeto-russia-2045/

Mais informações sobre o projeto, podem ser encontradas em nos links:

Site oficial: http://2045.com/
Site do congresso realizado em 2013: http://gf2045.com/
Twitter: https://twitter.com/2045Initiative
Facebook: https://www.facebook.com/2045Initiative
Youtube: https://www.youtube.com/user/2045ru
Rss: http://2045.com/rss.xml

Anúncios

2 comentários sobre “Projeto 2045

  1. Pingback: Um pouco sobre o projeto Iniciativa 2045 e Transhumanismo pop | Cyber Cultura

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s