O Futuro dos Jogos

A tecnologia vem tornando possível o sonho de todo admirador do cyberpunk, interagir em uma realidade virtual. O segmento que investiu nisso, foi o de jogos eletrônicos, mercado que gera quase R$ 1 bilhão por ano no Brasil. Através de uma tela, lentes, sensores que captam movimento e uma câmera que capta a posição do jogador, além de diversos componentes eletrônicos, a interação em jogos tem se tornado possível, agora que o mercado esta em alta.

Particularmente, acho uma pena que dispositivos capazes de fazer isso, tenham demorado tanto para receber investimentos suficientes para serem desenvolvidos. A história “começa” no KickStarter, com o Oculus Rift e US$ 2,5 milhões de doação. Isso foi suficiente para chamar atenção de outros investidores, até que finalmente tudo cresceu a ponto de se tornar um dos produtos mais aguardados por qualquer jogador ou fã de tecnologia. A previsão do início das vendas é para 2016, por enquanto é possível adquirir apenas a versão de desenvolvedor (por mais de R$ 3.000,00 no Mercado Livre).

Uma breve demonstração do que ele já é capaz de fazer:

É claro que com tanto dinheiro em cena, haveriam respostas. O Facebook comprou o Oculus Rift, que vai ser compatível com jogos da Microsoft, que ja esta desenvolvendo seu próprio óculos de realidade virtual, o HoloLens. Então a Sony anuncia o Morpheus, para acirrar a competição.

Mas o que mais me impressiona, são os outros dispositivos que estão sendo desenvolvidos para incrementar a imersão na realidade virtual dos jogos. Por exemplo, o PrioVR, basicamente uma roupa composta de sensores que captam movimentos:

Ou então, a interação com um cenário desenvolvido exclusivamente para aumentar ainda mais a emoção de se jogar algo em realidade virtual, a exemplo do The Void:

O HoloLens da Microsoft cria uma experiência diferente, projetando “holograficamente” os jogos:

E por final, a junção Oculus Rift + Virtuix Omni:

Se isso já é suficiente para deixar qualquer fã de cyberpunk animado, agora imagine isso sendo aplicado em filmes, onde pode-se ser um personagem dentro da trama ou então para a interação no ciberespaço. Agora imagine esse tipo de tecnologia daqui a 10 anos. Pois bem, lentes de contato já estão sendo anunciadas com dispositivos de realidade aumentada.

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