Extropia: um produto radical do Transhumanismo

Extropia é um termo utilizado na literatura acadêmica, que foi concebido para ser antônimo de entropia. Em definição dada por Max Moore, “a extensão da inteligência, ordem funcional, vitalidade, energia, vida, experiência e capacidade e motivação por crescimento e melhoramento de um sistema vivo ou organizacional”.

extropy-icon

Símbolo da extropia.

O Extropianismo, a filosofia da extropia, pode ser brevemente explicada nesse site. Se trata de um tipo de Transhumanismo. Seus conceitos estão relacionados ao “Super-Homem” nietzschiano (Übermensch), onde se deve superar os valores humanos. Os extropianos tem uma ideia otimista de futuro, anseiam progressos tecnológicos capazes de nos dar a imortalidade. Também creem que a vida baseada no carbono é como um hardware ultrapassado, portanto necessitamos encontrar um novo tipo, melhor e capaz de resistir ao tempo.

As áreas de interesse do Extropianismo, também refletem sobre situações modernas, como direitos autorais, patentes e vigilância, abolição de governos, sociedade e tecnologia aberta. Em 1988, foi publicado o Manifesto Extropista, que pode ser lido em inglês nesse site. Em 1991 foi fundada a Extropy Institute, uma organização educacional não lucrativa, que foi fechada em 2006, após terem declarado missão cumprida. Por conter alguns conceitos considerados radicais, muitos críticos se referem a extropia, como uma forma de escapismo baseada na ficção científica.

É um tema complexo, onde é fácil encontrar pós e contras. Ben Goertzel, PhD em matemática pela Temple University, autor e pesquisador da área de inteligência artificial, escreveu um artigo para a revista Unimep, retratando os diversos aspectos e a complexidade do assunto, que pode ser lido no link abaixo.

Link: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp28art13.pdf

Anúncios

Um comentário sobre “Extropia: um produto radical do Transhumanismo

  1. Pingback: Projeto 2045 | Cyber Cultura

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s