Pós Humanismo: além do humano

Pós Humanismo. O próprio termo já deixa claro, “além do humano”. Mas o que pode ser compreendido como além do humano? O que supera a espécia humana? Maiores capacidades físicas e intelectuais são características marcantes desse conceito. Alguém com tais propriedades, não poderia mais ser chamado de humano.

post human

O Pós Humanismo tem como base um corpo composto por partes humanas e não humanas, como um circuito integrado. Um exemplo fácil de imaginar são os ciborgues. Organismos cibernéticos capazes de processar dados como uma máquina e realizar tarefas físicas com suas próteses mecânicas.

Além desses aspectos básicos sobre o Pós Humanismo, também devem ser estudado as outras áreas de abrangência, como a psicológica, a biológica e a social. Para isso separei dois textos. O primeiro, um artigo da revista USP, da autora Lucia Santaella, onde ela esclarece o cenário de composição do Pós Humanismo. Lucia é professora titular da PUC-SP com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP.

Link: http://www.usp.br/revistausp/74/09-luciasantaella.pdf

O segundo texto demonstra muito bem os conceitos Pós Humanistas. Foi publicado no Compós, Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, de autoria de Francisco Rüdiger, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Link: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/145/146

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s